quinta-feira, 10 de junho de 2010

CTB/RS: Oficina debate mulher jovem no mercado de trabalho

A CTB/RS e o Dieese realizaram oficina A Conciliação do Trabalho com as Atividades Familiares, nesta quinta-feira (10), no auditório da Fecosul. A oficina faz parte do projeto Decisões para a Vida, que é um projeto internacional desenvolvido em 14 países e no Brasil é coordenado pelo Dieese com apoio das centrais sindicais.

Conforme o coordenador do projeto, Paulo Roberto Arantes do Valle, é durante a juventude que são tomadas decisões que irão nortear o resto da vida das pessoas. ”O projeto visa apoiar a inserção de mulheres jovens no mercado de trabalho porque nessa faixa etária existem um conjunto de decisões que vão influenciar o resto da vida, inclusive as condições de trabalho”, explica o representante do Dieese.

Valle também falou que a precarização do trabalho das mulheres, como a questão salarial que ainda é 75% do salário dos homens, assim como o acesso a cargos de chefia, podem estar relacionados às decisões das jovens. “Ainda a sociedade e a família concentram grande parte das responsabilidades familiares nas mãos das mulheres, e isso reflete no mercado de trabalho”, observa o coordenador do projeto.

Ele lembra, ainda, que decisões como estudar mais ou parar de estudar, ter ou não ter filhos, casar, entre outras, são questões que poderão ser consideradas pelo mercado de trabalho. No caso específico da oficina da CTB/RS o debate ficou em torno do compartilhamento das responsabilidades familiares.

Márcia Carvalho
De Porto Alegre

Nenhum comentário: