domingo, 13 de junho de 2010

Candidaturas para 2010 são formalizadas

Hoje aconteceu a Convenção Estadual do PCdoB e também a Convenção Nacional do PT. Nelas foram oficializadas as candidaturas para as eleições deste ano. Na Convenção do PT a companheira Dilma Rousseff defendeu a integração entre a União, Estados e Municípios para a promoção das melhorias sociais e o desenvolvimento econômico.

Dilma também lembrou da importante inclusão social, a estabilidade do país e o desenvolvimento na economia promovida pelos dois mandatos do Presidente Lula. Ela também destacou que seu Governo representará a continuidade dos avanços e das mudanças gerados por Lula, mas com a sensibilidade feminina.

Enquanto isso, em Porto Alegre, a militância do PCdoB aprovava a nominata do Partido. Primeiramente definimos as candidaturas majoritárias. Nosso partido apoiará Tarso Genro do PT para Governador, tendo como vice Beto Grill do PSB. Para o Senado, apoiaremos a reeleição do Senador dos Trabalhadores, companheiro Paulo Paim.

A grande novidade está no segundo nome para o Senado Federal. O PCdoB decidiu indicar o nome da minha companheira Abgail Pereira. Com certeza esta novidade vem para somar e mostrar para a sociedade gaúcha que não basta ser mulher. É necessário ter uma história de lutas em defesa das mulheres, em especial das trabalhadoras. Ou seja, é preciso ter o lado daqueles que trabalham e esta mulher é Abgail.

Ela é natural de Caxias do Sul, servidora pública, formada em pedagogia, com especialização em psicopedagogia. Somos casados e temos dois filhos: Thomaz e Filipe. Abgail, a Biga é uma mulher alegre, descontraída e de bem com a vida. Começou atuar na política muito jovem e integra a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Turismo.

Na luta das mulheres, Abgail iniciou militância em 1981, quando fundou a União de Mulheres Caxienses. Sua trajetória é marcada pela luta por políticas públicas voltadas à mulher. Uma das batalhas e conquistas foi pela implantação da Delegacia da Mulher.

Também teve forte atuação na Constituinte e na elaboração da Lei Orgânica do Município (LOM). Foi a primeira assessora política do Legislativo de Caxias do Sul, onde trabalhou ao lado de um dos maiores nomes da luta de gênero caxiense,  a vereadora falecida Raquel Grazziotin.

Na política Abgail é integrante da direção municipal, estadual e nacional do PCdoB. Foi candidata à vereadora no ano de 2004, onde foi a terceira mulher mais votada na época. No governo municipal de Caxias, no governo de Pepe Vargas, participou da elaboração e implantação do estatuto da Casa de Apoio Viva Raquel e, em 2008 foi candidata a vice-prefeita, pela Frente Popular, junto com Pepe.

No movimento sindical, é Secretária Nacional da Mulher da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, destacando-se na defesa das lutas da mulher trabalhadora.

Por tudo isto, é com muito orgulho pessoal que falo da importância de elegermos uma mulher que não cai de para-quedas na política, mas que tem uma vida inteira ligada às lutas sociais.

A Convenção do PCdoB também aprovou os nomes do nosso partido que concorrerão para a Câmara dos Deputados e para a Assembléia Legislativa. Serão 13 candidatos a Deputados Federal, entre eles a reeleição de Manuela D’Ávila e a eleição do nosso combativo companheiro Assis Melo, dirigente metalúrgico e vereador de Caxias.

Para deputado estadual o PCdoB lançou 32 candidatos. Meu nome também foi aprovado, por isso, à partir de hoje, sou candidato a Deputado Estadual e quero dedicar-me a servir cada vez mais à luta dos trabalhadores gaúchos.

Nenhum comentário: