sábado, 10 de julho de 2010

Crescem as adesões às candidaturas de Tarso, Beto Grill, Paim e Abgail

A última pesquisa Ibope que mostra Tarso Genro (PT) na frente dos adversários, com 10% a mais do que o segundo colocado, só reforça a percepção das ruas. Em todos os roteiros que Tarso tem feito ao lado de seu vice Beto Grill (PSB) e dos candidatos ao Senado, Abgail Pereira (PCdoB) e Paulo Paim (PT) as adesões têm aumentado, com declarações de votos. Abgail cumpriu diversos compromissos desde sexta-feira. Neste domingo, ela assiste ao desfile alegórico na Festa do Vinho Novo de Forqueta, em Caxias, a partir das 10h ao lado do marido e também candidato a uma vaga à Assembléia Legislativa Guiomar Vidor (PCdoB). Vale
ressaltar que uma das bandeiras da candidatura de Abgail é o setor vitivinícola para o que tem defendido propostas coibir a concorrência desleal do vinho estrangeiro com o nacional, principalmente os que entram pelos países do Mercosul.    

Em Canoas, sexta-feira, durante caminhada no calçadão, Tarso, Paim e Abgail receberam diversas declarações de votos. Em todas as intervenções, o candidato ao governo do Estado fazia questão de explicar para a militância e eleitores que era importante estar atento para a eleição deste ano para os dois votos para o Senado. Tarso fez o alerta reiteradas vezes ao apresentar Abgail e Paim como os nomes para o Senado pela coligação Unidade Popular Pelo Rio Grande (PT/PSB/PCdoB e PR) e também do PPL. Ao parar para fazer fotos ao pedido da varredora pública Maribel Silveira, 56 anos, Tarso reforçou o recado sobre o voto ao Senado. Os simpatizantes da candidatura imediatamente reagiam, comprometendo-se em votar na
dupla Paim/Abgail ou vice-e-versa.

Na parada no Café Imperial, Tarso, que já havia recebido diversos elogios devido aos programas implantados em Canoas para reduzir a violência por meio do Pronasci, foi surpreendido pela declaração de apoio em público do ex-vice-prefeito e ex-candidato à prefeitura em 2008 Jurandir Maciel (PTB). As declarações de apoio extrapolam a coligação construída por Tarso. Adversário do prefeito Jairo Jorge (PT) no pleito passado, Jurandir Maciel somou-se à caminhada ao lado de Tarso e marcou presença na inauguração do comitê suprapartidário, à noite de sexta. No ato político, o petebista uniu-se a Jairo Jorge e aos candidatos à majoritária no palanque oficial. Tarso enfatizou que a região metropolitana é a chave para vitória.

“A entrada de Jurandir valoriza a nossa candidatura e o nosso projeto, dá credibilidade. Jurandir e Jairo representam quase que 100% do eleitorado de Canoas. Precisamos eleger o nosso projeto, a companheira Dilma, a Abgail e o Paim. São dois votos para o Senado e não tem essa de primeiro e segundo votos. São os dois primeiros votos em Paim e Abgail”, reforçou Tarso.

Na inauguração do comitê suprapartidário, Abgail falou à militância também como representante do senador Paim, que teve de voltar para Porto Alegre para finalizar detalhes da plenária pela sua reeleição ao Senado, que ocorreu mais tarde na Capital. A caxiense Abgail, que se apresenta para o Estado como candidata em regiões onde não era conhecida tem conquistado a simpatia da militância e de eleitores com os seus discursos com forte conteúdo. “Queremos dar continuidade às mudanças sociais que vêm ocorrendo no Brasil, elegendo uma mulher para presidenta, que é companheira Dilma. Mas no Rio Grande do Sul, queremos mudar, eleger Tarso e Beto Grill, com o valor dessa militância dos nossos partidos, para colocar o Rio Grande no ritmo de crescimento econômico e social do Brasil. Acreditamos na nossa militância aguerrida para levar a esperança ao nosso povo. Por isso, temos de mostrar o caminho que queremos trilhar, com Dilma, Tarso, Beto Grill, Paim e Abgail”, discursou a comunista, recebendo de imediato a reação dos apoiadores que repetiam em coro: “Senadora, senadora, senadora, senadora. ”Na plenária pela reeleição de Paulo Paim, a emoção tomou conta do petista, que chorou ao lembrar passagens de sua vida e as lutas pelos aposentados, deficientes, idosos e jovens. Ao pedir o voto, Paim não deixou de detalhar para a militância e integrantes de centrais a importância dos dois votos ao Senado.

“Há movimentos do outro lado para não elegermos, mas não vão conseguir Abgail. Por que não vão conseguir? Não temos a mídia, não temos o poder econômico, mas temos a melhor e maior militância que todo o candidato quer ter. Por isso, é preciso votar Abgail e Paim para que o segundo voto não oscile entre os adversários”, ponderou o senador.

Abgail retribuiu o carinho recebido por Paim e representantes de centrais de trabalhadores e reafirmou: “Aceitei o desafio do meu partido, o PCdoB, para ser candidata e ganhei o apoio de todos os partidos da coligação. Por isso, sou candidata da Unidade Popular Pelo Rio Grande, com o senador Paim, porque represento um projeto que é de todos nós, porque estamos falando da unidade popular pelo Rio Grande, pelo Brasil e pelo mundo. Vou dispor de todas as minhas energias. Serei incansável para ajudar a reeleger o senador Paim para que o segundo voto não migre para o outro lado. O meu lado é o lado dos movimentos sociais, é o lado das mulheres, é o lado do senador Paim, de Tarso, de Dilma. Portanto, sou uma mulher que tem lado.”

No sábado, Abgail acompanhou Tarso e Beto Grill em atividade em Taquara, onde a candidatura do petista recebeu a adesão e o apoio do prefeito Délcio Hegentobler, do PDT. Novamente, a militância mostrou-se animada com as candidaturas postas e as defesas feitas por Tarso, Beto Grill e Abgail. À tarde, Abgail marcou presença em plenária pela reeleição do deputado federal Pepe Vargas (PT), onde externou o carinho pelo ex-colega de chapa na eleição pela prefeitura em 2008 foi aplaudida pela militância ao sustentar as defesas que têm feito nesta campanha pelo desenvolvimento do Estado e do Brasil, com Tarso e Dilma.

Roberto Carlos Dias

Um comentário:

Anônimo disse...

Que orgulho tenho desses companheiros e dessa minha camarada, tão determinada, minha querida Biga com todo o carinho que tenho por ti, saibas que és uma mulher de gabarito, valorosa e acima de tudo comprometida com as causas do povo trabalhador, tenho certeza que faras a diferença no Senado Nacional. Tua canditadura e justa e nescessaria para o Rio Grande avançar mais e mais rumo as mudanças que tanto precissamos. Boa luta minha Camarada, podes contar com a mulherada e os homens trabalhadores desse maravilhoso estado no qual nos orgulhamos em viver aqui. Até a vitória Abgail, Dilma, Paim, Tarso e também ao meu deputado federal Assis Melo.