terça-feira, 6 de julho de 2010

135 anos da Imigração Italiana e 130 anos da Família Vidor no Brasil

Em 2 de janeiro de 1880, Giovanni Vidor chega com sua família no atual Município de Caxias do Sul. Adquire uma gleba de terra no Travessão Pedro II (Sétima Légua) Lote número 8 (Reg. No. 861), contendo 314.014m2.

Natural do Reino da Itália, Província de Treviso, Região do Vêneto, vivia em Col.San Martino, Commune Farra di Soligo. Era filho de Basílio e Margherita Vidor, sendo alfabetizado e estava com 58 anos por ocasião da imigração. Dedicava-se prioritariamente a atividades agrícolas. Sua esposa Giulia, filha de Antonio e Monica Balliana, estava com 45 anos ao imigrar. Chegaram com os filhos Giordano (19 anos), Tommaso Giuseppe (18 anos), Martino Antonio (16 anos), Francesco (6 anos) e Virginia (3 anos). Em 8 de abril de 1882, nascia a última filha do casal, recebendo o nome de Sabina Luigia.

No livro de Mario Gardelin & Rovílio Costa, intitulado Os povoadores da colônia Caxias de 1992 com 218pp, (existe uma cópia no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, catalogado como 981.652 G) constam diferentes relatos sobre a família. Entre eles, o casamento de Tommaso (nascido em 5jun1861) com Thereza Pozzan (nascida em 2dez1861), filha de Ulderico Pozzan e Lucia Candarle, em 4 de junho de 1881, bem como da compra do Lote 41, com 156.000m2, por Francesco e do Lote 6, com 121.000m2, por Giordano que tinha 19 anos à época da compra.

Estes foram os primeiros passos de uma família que sofrendo as consequencias da primeira grande crise do capitalismo mundial e da depressão que que assolava o continente europeu, venderam o pouco que tinham para num gesto de desespero e esperança buscar a construção de uma vida nova, embrulhada num pacote chamado América. Aqui depositaram todas as suas esperanças e com muito sacrifício, dedicação, fé  e trabalho, conseguiram construir uma vida nova.

A Familia Vidor, hoje espalhada por todo país, iniciou, como as demais famílias imigrantes, na agricultura, posteriormente dedicando-se ao comércio e indústria, gerando filhos que hoje contribuem em todas as áreas, na construção da pátria que os acolheu.

Nos dias 16 e 17 de janeiro de 2010, mais de 500 descententes e amigos da Família Vidor, realizaram um magnífico encontro de dois dias, o qual foi rechedo por várias atrações como jogos e outros costumes da época dos colonizadores, tudo regado a um bom vinho e comida a vontade, é claro.

Este encontro,não por casualidade, ocorreu no mesmo ano em que comemoramos os 135 anos da imigração italiana e os 100 anos de Caxias como cidade e da chegada do trem. A Família Vidor orgulha-se por fazer parte desta história.

Parabéns a nossa cidade, mas acima de tudo, parabéns aos imigrantes que iniciaram esta obra que foi construída pelas mãos de homens e mulheres, de todas as raças e etnias, em sua maioria anônimos na história, mas que podemos classificar como os “Pobres Construtores de Riqueza”, conforme nos definiu  o saudoso professosr Valentin Lazarotto.

Mais informações no sitio http://www.familiavidor.com.br/

Nenhum comentário: