quarta-feira, 5 de maio de 2010

CÂMARA ACABA COM UM DOS MAIORES CRIMES COMETIDOS CONTRA A CLASSE TRABALHADORA NA ERA FHC: O FATOR PREVIDENCIÁRIO

Numa votação histórica, a Câmara dos Deputados acabou com o fator previdenciário e aprovou um reajuste de 7,7% aos aposentados. Foram 323 votos a favor, 80 contra e duas abstenções.


O fator previdenciário representa uma perda média de 30% a 40% na aposentadoria dos trabalhadores celetistas.

Isto demonstra que a CTB estava certa quando não aceitou o acordo feito entre a CUT, Força Sindical e o Governo os quais apresentaram uma proposta intermediária composta da fórmula 85/95, que apenas maquiava o fim do fator.

Com esta medida, as aposentadorias terão a sua integralidade garantida apenas com o tempo de contribuição, no caso do homem 35 anos e da mulher aos 30 anos de contribuição. Outra vitória importante foi a introdução da chamada média longa, que garante que o salário será calculado tendo-se em conta a média dos 80%  maiores salários de 1994 até a data da aposentadoria.

A nossa luta agora é intensificar a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras para confirmar esta vitória no senado. Cabendo ressaltar que o senado em outra votação já aprovou por unanimidade o fim do fator previdenciário. Posteriormente garantir a sanção do presidente Lula.

Está mais do que comprovado que condições financeiras existem para pagar o reajuste aos aposentados e pensionistas, tendo-se em conta que somente no ano passado, as desonerações tributárias representaram mais de 20 bilhões e o reajuste dos aposentados representará despesas de apenas 1 bilhão de reais.

Esta conquista representa o resultado de uma luta de unidade entre trabalhadores aposentados e da ativa, que precisamos preservar para avançar rumo às novas conquistas para o povo brasileiro.

Nenhum comentário: