domingo, 2 de maio de 2010

1° de Maio da CTB/RS foi de debate e muita música

Comemoração e reflexão sobre as conquistas e as lutas. Assim foi o 1° de Maio – Dia Internacional dos Trabalhadores - da CTB/RS, realizado nos Pavilhões da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, que reuniu mais de 20 mil pessoas.

Redução da jornada para 40 horas, fim do fator previdenciário, reajuste do salário dos aposentados conforme o mínimo nacional, valorização do salário mínimo, ampliação da licença maternidade para 180 dias, e pela convenção 158 contra a demissão imotivada. Estes foram os temas do ato do 1° de Maio da CTB gaúcha.

Pela manhã aconteceu um debate, que reuniu mais de 300 dirigentes sindicais de todo o Estado, com a participação do senador Paulo Paim (PT/RS) que reforçou os argumentos da CTB. O senador disse que a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais pode gerar até 3 milhões de novos empregos, e que isso vai influenciar diretamente no consumo, e consequentemente na produção e na economia, e na qualidade de vida dos trabalhadores.

Outra participação importante no debate foi do representante do Ministério do Trabalho, Airton Amaral, que disse que a redução da jornada não deve ser medida apenas pela geração de emprego, mas pela melhoria na qualidade de vida e na saúde dos trabalhadores.  

Na parte da tarde, o ato show intercalou muita música e fala das lideranças. Mais de 20 mil pessoas, predominando a juventude trabalhadora, foram embaladas por pagode, música nativista gaúcha, sertanejo e pop. E a festa acabou em samba com a escola Imperatriz Dona Leopoldina, campeã do carnaval de Porto Alegre.

Para o presidente da CTB/RS, Guiomar Vidor, a comemoração atendeu as expectativas. “Entendemos que transmitimos as nossas bandeiras de luta, lembramos e saudamos a história do 1° de maio e ainda proporcionamos diversão e lazer para os trabalhadores”, resumiu Vidor.

A promoção do 1° de Maio da CTB/RS foi uma parceria com os sindicatos filiados, a Prefeitura de Caxias do Sul e as rádios Mais Nova FM e São Francisco AM.

Márcia Carvalho
Caxias do Sul

Nenhum comentário: