terça-feira, 21 de setembro de 2010

Guiomar Vidor apresenta propostas na CIC

Reunião que resultou na vitória dos trabalhadores da Randon
Ontem o dia foi de muita conversa com os operários da empresa Randon. Estive lá na parte da manhã. Pela noite, também na Randon, contei com a presença da minha esposa e candidata ao Senado, Abgail Pereira.

É sempre muito bom conversar com os operários, em especial, desta empresa, onde tivemos uma intensa participação na luta pela importante conquista que eles obtiveram recentemente: a participação nos lucros e resultados da empresa. Eu, como trabalhador e como sindicalista que participou diretamente  irmanado com os metalúrgicos, sinto-me orgulhoso de ver o triunfo que não é apenas dos trabalhadores, mas da retidão, da justiça.

Durante a tarde, participei do debate entre os candidatos a deputado estadual e federal, promovido pela Câmara de Indústria e Comércio – CIC de Caxias do Sul.

Em minha fala, lembrei que Caxias do Sul é um pólo industrial dos mais desenvolvidos do Rio Grande e do Brasil, representando um PIB de U$$ 7 bilhões, com mais de 30 mil empresas, com um volume de U$$ 600 milhões em exportações.

Das nossas indústrias, todos os dias, há um fluxo de 8.219 toneladas de produtos e, em um ano, 3 milhões de toneladas de insumos e mercadorias vão rodar pelas estradas da região. Parte vai embarcar num navio em Rio Grade ou num avião cargueiro em Porto Alegre ou São Paulo.

É uma cidade que cresce em média 7 a 8 mil pessoas por ano, sendo destas quase que 50% vindas de fora na busca de uma oportunidade, o que implica pensarmos a nossa cidade de forma estratégica para o presente e para o futuro.

Caxias conta ainda com mais de 160 mil trabalhadores com carteira assinada, tendo uma das mãos de obras mais qualificadas de nosso estado, o que, por consequência, também computa um dos movimentos sindicais mais ativos de nosso estado e do país.

Esta análise nos remete a responder a demanda da ampliação de investimentos em infraestrutura: Aeroportos, ferrovias, portos e estradas mais modernas para o escoamento da produção e comercialização.

Neste sentido, meu compromisso como deputado estadual, será me somar na luta pelo Aeroporto internacional de carga e passageiros. Além disso, é necessária a duplicação das estradas intermunicipais São Vendelino-Farroupilha/ Farroupilha-Bento/ Rota do Sol.

Nesta questão, também registro o apoio a criação da Ferrosul (RS/PR/SC), como alternativa de transporte e ligação da região com o Brasil.

Outro compromisso que assumo é uma ação pelo fim do pedágio de Farroupilha e contra a renovação dos contratos dos demais por pedágios comunitários, conforme o nosso candidato a governador, Tarso Genro, também assumiu.

Será também uma peleja que levarei com destaque, como deputado estadual, a demanda da extensão de um Campus da UFRGS e rearticulação da UERGS em Caxias do Sul.

Também é necessária a valorização do setores Vitivinícola, Ortifrutigrangeiro e da Agricultura Familiar e com políticas concretas para garantir a sucessão rural(manter o jovem na colônia)

Serei, ainda, um porta-voz por investimentos em qualificação profissional por parte do estado e da iniciativa privada para garantir as demandas de mão de obra neste novo ciclo de desenvolvimento. (escolas técnicas, sistema S e menor aprendiz)

Com o Governador Tarso Genro, haveremos de reativar o projeto 1º Emprego.

Uma luta da qual sempre participei e é um dos meus compromissos essenciais é a valorização do piso salarial regional, como indutor do desenvolvimento.

No final do debate, deixei explícito o lado a que me associo, favorável a um projeto de desenvolvimento que tenha como prioridade a valorização e a desoneração do setor produtivo e uma maior taxação do setor especulativo e financeiro.

Sou defensor de um projeto que contemple a valorização do trabalho e da justiça social.

Nenhum comentário: