domingo, 30 de maio de 2010

Pela regulamentação da categoria comerciária

Durante o Congresso dos Comerciários, entregamos ao Secretário da Presidência da República, Luis Dulci, o projeto de regulamentação da categoria comerciária. Confira!



Íntegra do Documento dos Comerciários ao Presidente Lula


Exmo. Senhor
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República


Comerciários do Brasil se mobilizam e reivindicam que Lula sancione o fim do fator previdenciário e o aumento de 7,71% para os aposentados

Os mais de 500 delegados presentes ao 3º. Congresso Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços do Brasil, representando aproximadamente 10 milhões de trabalhadores brasileiros, se dirigem ao senhor presidente da República para reivindicar que sancione o projeto que determina o fim do fator previdenciário, bem como o aumento de 7,71% nos proventos dos aposentados.

A mobilização dos trabalhadores brasileiros garantiu a aprovação, pelo Congresso Nacional, dos 7,71% de aumento e do fim do fator previdenciário. Acreditamos que o presidente Lula, defensor dos aposentados durante toda a sua trajetória política, não se deixará levar pela campanha sistemática que a mídia tem feito contra a melhoria dos proventos dos aposentados e em defesa do criminoso fator previdenciário.

O fator previdenciário é uma estranha fórmula criada no governo FHC que, no final das contas, abocanha de 30% a 50% do que o trabalhador tem a receber como aposentadoria e que, notadamente, dificultou a vida de muitos brasileiros. 

O reajuste dos aposentados e o fim do fator previdenciário não são ameaças às contas da Previdência. No ano passado, o governo gastou, no chamado 

item Gastos Financeiros da União, 380 bilhões de reais. É um volume muito alto de recursos destinados ao sistema financeiro. Daí, seus altíssimos lucros. Cada ponto percentual de aumento na taxa Selic significa 10 bilhões de reais a menos nos cofres públicos.  Diante desses números, como argumentar que não há 1 bilhão de reais para o reajuste aos aposentados?

Os dois exemplos acima apenas reforçam o argumento dos trabalhadores em geral e, particularmente, dos dirigentes sindicais presentes ao 3º. Congresso Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços.

Por isso, Presidente, não use o veto. Demonstre ao povo brasileiro, mais uma vez, seu espírito de justiça e sensibilidade às causas sociais, sancionando o referido projeto.

Brasília, 26 de maio de 2010.

Levi Fernandes Pinto
Presidente em exercício da CNTC

Nenhum comentário: